Você conhece todos os benefícios da Certidão Eletrônica?
O principal problema que nós encontramos quando é necessário tratar de um documento é o desgaste que passamos em filas de bancos e escritórios.
Isso sem falar é claro no stress que passamos nas filas e o tratamento muitas vezes fora do esperado por parte dos funcionários.
Tudo isso faz esse objetivo ser o mais doloroso e cansativo possível.
Mas e se eu te dissesse que é possível tratar dessa questão sem ter que sair de casa?
Parece impossível, mas acredite, você pode emitir uma nova Certidão de Casamento deitado no seu sofá, sem precisar ir para o calor de uma fila.
Muitos estados já adotam o sistema de envio das certidões eletrônicas online.
Trata-se de uma espécie de rede interligada de diversos cartórios estaduais e garante ao cidadão a opção de encomendar vários documentos pela internet, como Certidão de Nascimento, Certidão de casamento ou de Óbito.
Conheça mais informações sobre a Certidão Eletrônica e seus benefícios.
Certidão Eletrônica: Como funciona?
A Certidão Eletrônica trouxe facilidade, eficiência, comodidade e economia de tempo.
O primeiro estado a acatar essa ideia foi São Paulo, depois veio Santa Catarina e Espírito Santo.
A intenção é que todos os estados da federação adquiram essa forma de vida virtual.
Antes de qualquer solicitação, o indivíduo precisa saber em qual cartório se encontra o registro do documento que ele procura, bem como:
- Dados
- Número do livro
- Folha
- Termo.
Vale destacar que a certidão digital não pode ser impressa em papel comum pelo usuário, pois perde a sua validade.
Isso porque as certidões físicas são impressas em papel de segurança, também conhecido como papel moeda.
Caso seja necessário imprimir a certidão digital após já ter solicitando-a, o cidadão deve levar o documento ao Cartório de Registro Civil para que através da Central Nacional de Informações do Registro Civil, o cartório transforme o documento digital em uma certidão impressa válida.
Esse processo se chama materialização e deve ser pago diretamente ao cartório.
É possível materializar o documento somente dentro do prazo de até 30 dias a contar a partir da data da emissão da certidão.
Os cartórios emitem os 3 tipos mais procurados de certidões, que é em breve relato e segunda via atualizada:
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Certidão de Óbito.
Quais estados adotam essa modalidade?
No momento, poucos estados adotam esse tipo de sistema, mas a previsão e a esperança é que seja implantado em todo o território nacional.
Confira aqui a relação dos estados que já estão com o sistema ativo:
- Acre
- Amapá
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Santo Catarina
- São Paulo.
Tomando o estado de São Paulo como referência, o sistema online funciona a cerca de 2 anos.
O valor do serviço é calculado com base nos dados do registro e do cartório em que foi emitido.
Caso deseje saber o valor que irá pagar pelo serviço, existem sites na internet com calculadoras embutidas, é só jogar os dados lá que irá te passar o valor do serviço.
Trata-se de um número significativo, uma vez que aproximadamente 10% de todas as certidões já são emitidas de maneira eletrônica.
O serviço virtual dos cartórios pelo Brasil é uma evolução no mundo dos registros.
Quem imaginou que seria possível emitir uma certidão sem pegar aquela fila estrondosa ou passar por aquele estresse já conhecido?
É uma tecnologia que veio para somar no dia a dia do cidadão, sem precisar sair de casa, sem gastos adicionais de locomoção ou alimentação.
Está tudo aí, em poucos cliques, a sua Certidão Eletrônica, basta ter disponibilidade de internet e um pouco de paciência para seguir os passos que o site oferece.
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