Sabia que você pode solicitar a Certidão de Óbito Online?
Os cartórios estão implantando essa modalidade de serviço online para melhorar a experiência dos clientes e a agilidade dos processos.
Já é possível solicitar diversos tipos de certidões online e você pode fazer isso sem pegar filas, nem mesmo sair de casa se assim preferir.
Para que você possa entender melhor, separamos aqui um pequeno tutorial de como fazer essa solicitação da Certidão de Óbito Online.
Certidão de Óbito Online: Como solicitar?
A Certidão de Óbito Online pode ser requerida por todos os interessados, desde que o óbito já tenha sido objeto de registro no cartório de registro civil das pessoas naturais.
Isso quer dizer que o pedido online só está disponível para a segunda via do documento.
A primeira via envolve uma série de formalidades, documentos e declarações que exigem a presença física do solicitante no cartório.
Antes de tudo, é importante esclarecer que a Certidão de Óbito é um documento oficial como qualquer outro e assim como qualquer documento, ele exige uma série de informações para que possa ser emitido.
O primeiro passo então é obter as informações corretas para que você possa solicitar a certidão de forma completa e sem imprevistos.
A principal informação é saber em qual cartório o óbito foi registrado.
É necessário informar a cidade e qual o cartório de registro civil, caso o local possua mais de um.
Acontece de muitas vezes ser solicitado outros dados para que os profissionais consigam puxar o documento, como:
- Nome completo do falecido
- Nome da mãe do falecido
- Data do óbito
- Números de referência (livro, termo e folha).
Existem duas modalidades de emissão das certidões, podendo ser eletrônica ou física:
- Certidão Eletrônica: só está disponível em alguns estados do país. Ela é assinada digitalmente e será enviada para o endereço de e-mail do cadastro para utilização apenas por meio digital, podendo ser impressa em casa.
As duas certidões de óbito têm o mesmo valor jurídico, porém, alguns órgãos preferem a certidão emitida em papel do cartório.
Para tirar essa dúvida, basta verificar com quem receberá o documento qual a melhor forma.
Após verificar qual será a modalidade de impressão, um dos melhores canais para solicitação de documentação virtual é o site Cartório Online 24 horas.
Com ele, a emissão de certidão permite que o pedido seja feito de forma prática e segura, sem sair de casa.
O solicitante receberá um documento original, expedido pelo cartório, com validade jurídica garantida por lei.
A emissão da certidão e o atendimento online garantem maior praticidade e evitam os deslocamentos e filas que antes eram a única opção.
Perguntas Comuns
Quanto custa a segunda via?
O valor é gerado com base no ano, no local de origem e no formato de emissão da certidão.
Os custos da Certidão Eletrônica partem de R$ 100,00.
Já a Certidão Impressa tem custo mais alto a partir de R$ 150,00.
Como emitir Certidão de Inteiro Teor de óbito?
A emissão da Certidão em Inteiro Teor pode ser feita pela internet.
Ela possui um custo mais alto com valores partindo de R$ 250,00.
Basta ter os dados da certidão a ser emitida, marcar que gostaria de inteiro teor na certidão que o valor será calculado.
A certidão é oficial?
Sim. Todas as certidões solicitadas em sites confiáveis são 100% oficiais, assinadas e com selo, expedidas pelo órgão competente, tanto as certidões impressas quanto as eletrônicas.
Agora você pode solicitar a Certidão de Óbito Online sem dúvidas ou problemas.
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