Descobrir como saber se a pessoa tem bens no nome é uma questão que pode surgir em diversas situações, como processos legais, questões de herança, divisões de bens em casos de divórcio, ou mesmo por curiosidade e verificação pessoal.
O processo para verificar a existência de bens registrados envolve alguns passos e requer acesso a informações específicas e, em alguns casos, autorizações legais.
Continue a leitura para saber mais detalhes sobre como saber se a pessoa tem bens no nome, veja mais detalhes a seguir.
Como saber se a pessoa tem bens no nome?
Para descobrir como saber se a pessoa tem bens no nome, é necessário acessar os registros públicos onde essas informações são mantidas, aqui no Cartório Online Brasil, você pode fazer a busca de certidão:
- Clique em buscar bens
- Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
- Clique na opção de PESQUISA DE BENS
- Informe o estado, cidade e nome do cartório
- Insira os dados da certidão
- Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
- Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.
Se houver imóveis no nome, será possível emitir uma certidão positiva que compra a existência de bens da pessoa.
No Brasil, os cartórios de registro de imóveis são os responsáveis por manter o histórico completo de todos os imóveis registrados em nome de indivíduos e empresas.
Para imóveis, a busca pode ser feita pessoalmente no cartório onde se suspeita que a propriedade esteja registrada, ou online, dependendo dos serviços disponibilizados pelo estado ou município.
É possível solicitar uma certidão de propriedade que detalhará todos os imóveis registrados em nome da pessoa.
Quais informações são importantes para consultar bens no nome de alguém?
Antes de como saber se a pessoa tem imóvel no nome, é crucial ter em mãos informações precisas como o:
- Nome completo
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)
- Data de nascimento.
Esses dados permitirão acessar registros específicos e asseguram que a busca será feita corretamente, minimizando a chance de homônimos ou erros.
No caso de imóveis, informações adicionais podem ser úteis, como endereços suspeitos de onde a pessoa possa ter propriedades ou a localização de cartórios de registro de imóveis que podem abranger áreas onde essa pessoa já residiu ou fez negócios.
Então, sim, tem como saber se a pessoa tem bens no nome, é uma tarefa que pode ser complexa e delicada, dependendo do tipo e da quantidade de bens.
Vale lembrar que esse tipo de consulta deve sempre ser feito respeitando as leis de privacidade e os direitos individuais das pessoas envolvidas.
Para mais artigo sobre certidões, não deixe de acompanhar mais conteúdos novos do nosso site!

Bacharel em Direito e Ciências Contábeis
Olá, sou Giuliane! Formada em Direito e Ciências Contábels além de uma das escritoras oficiais deste blog. Meu objetivo é mantê-lo a par de informações referentes a procedimentos e emissões de certidões para todos!