Fazer a Matrícula Atualizada do Imóvel Online já é uma realidade!
Você sabia que os imóveis também possuem data de nascimento?
Ela começa a partir da sua construção, ao contrário de nós, esse documento se chama matrícula.
É o documento apto a identificar a existência da propriedade perante o mercado imobiliário, a matrícula de um imóvel é emitida perante o Cartório de Registro de Imóveis.
Basicamente, a matrícula de uma casa é a sua identidade, o documento que contém as suas informações de localização, estado da casa atualmente, tudo o que diz respeito às suas características principais.
Como se nota, esse documento é extremamente importante, principalmente em transações de compra e venda de imóveis.
Se você precisa saber mais sobre a Matrícula Atualizada do Imóvel Online, você está no lugar certo! Continue a leitura abaixo.
Matrícula Atualizada do Imóvel Online: Pedido de solicitação
É possível solicitar a Matrícula Atualizada do Imóvel Online no conforto da sua casa, para isso basta:
- Clique em solicitar matrícula atualizada
- Informe seu nome completo, e-mail e telefone
- Se estiver morando fora do país selecione a opção “Estou fora do Brasil atualmente”
- Selecione a opção “Ao prosseguir você aceita os nossos termos de contratação.”
- Clique em “Avançar”
- Informe que deseja solicitar uma CERTIDÃO DE IMÓVEIS
- Em seguida, coloque os dados referentes a certidão original
- Escolha a forma de envio e o pagamento
- Após o pagamento, aguarde a entrega do documento!
A maioria dos Cartórios de Registro de Imóveis já estão integrados a essa funcionalidade.
Após a confirmação do pagamento, a certidão atualizada é entregue na sua residência em poucos dias.
A matrícula de imóvel é uma certidão que confere identidade e individualização a uma determinada propriedade.
Sempre que houver mudanças no imóvel será necessário fazer o registro ou averbação no documento de matrícula.
Como a matrícula contém os dados essenciais sobre a estrutura da casa em si, tanto física quanto fiscal, é de extrema importância que ela se mantenha atualizada ao máximo, isso permite que o imóvel esteja de acordo com a regulação.
Algumas das informações que ela contém são:
- Localização
- Metragem
- Proprietários atuais e anteriores
- Transmissões
- Origem da compra e venda
- Demais informações que podem ser de grande valia para situações futuras.
É muito importante que isso tudo esteja de acordo com a situação real do imóvel para que não haja desavenças entre os envolvidos.
Ela pode ser solicitada com fins de levantamento de informações sobre o bem para saber a situação em que ele se encontra, em casos de:
- Eventual compra e venda
- Análise de crédito junto a bancos
- Pesquisa de bens
- Comprovação de titularidade.
É de extrema importância que o contrato de promessa de compra e venda do imóvel seja feito por um advogado mesmo que seja algo particular.
Neste documento as partes declaram o valor da venda e compra de uma propriedade imobiliária.
O contrato não é um instrumento obrigatório, mas quando feito produz uma obrigação das partes em honrar este compromisso.
Vale ressaltar que este documento não tem validação de transferência do imóvel, desde de que o imóvel seja inferior a 30 salários mínimo.
Diferença entre Escritura e Matrícula
Essa talvez seja uma das principais dúvidas que as pessoas têm quando vão realizar negociações de imóveis.
Mas, não se engane, são institutos jurídicos que dizem respeito a situações completamente diferentes:
- Escritura: é uma espécie de contrato, usada para comprovar a venda de um imóvel. Neste documento constam as informações do antigo e do novo proprietário do imóvel. Para que ele seja válido judicialmente, precisa ser registrado em um Cartório de Notas. Este é um documento público gera uma obrigação entre as partes. Trata-se de uma forma de comprovar que o proprietário se tornou o dono da propriedade conforme a vontade de ambas as partes no contrato
- Matrícula: é um documento de identidade de fato daquele imóvel. Ela deve conter informações essenciais sobre a propriedade de modo que seja possível identificá-la, como bairro e rua de localização, qualificação dos proprietários e eventuais alterações, compra e venda, inventários, doação, hipoteca, alienação fiduciária, desapropriação etc.
Todas as modificações, sejam físicas ou jurídicas, devem ser devidamente registradas na matrícula pelo Cartório de Registro de Imóveis.
Ambos os documentos são importantes no momento da transferência de propriedade do imóvel.
Em regra, as etapas ocorrem nesta ordem:
- Assinatura do contrato de compra e venda
- Escritura pública
- Registro da escritura que é feito na matrícula do imóvel.
Não deixe de solicitar sua Matrícula Atualizada do Imóvel Online!
Acompanhe, também mais artigos interessantes do nosso blog!

Olá! Sou um dos autores oficiais do blog. Estou aqui para mantê-lo informado sobre assuntos referentes a certidões e procedimentos relacionados!