Você sabe se é possível fazer busca de certidões sem os dados necessários? As certidões são usadas em transações comerciais, quando atualizadas.
Quando você precisar desses documentos existe um passo a passo e alguns critérios, afinal, se estiver a fim de consegui-las, em regra, é expedida a segunda via de todas, sendo preciso encontrá-las em seu cartório de origem.
Mas, nem sempre temos todos os dados necessários para fazer a busca de certidões, é o que você vai ver no decorrer do texto.
Busca de Certidões: Como fazer?
Para fazer a busca de certidões, você pode utilizar nosso sistema, veja como fazer aqui:
- Clique em realizar busca dos bens
- Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
- Clique na opção de PESQUISA DE BENS
- Informe o estado, cidade e nome do cartório
- Insira os dados da certidão
- Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
- Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão
A seguir, vamos diferenciar os meios e as formas de tirar estas certidões para reduzir o seu trabalho.
Tradicional
O método tradicional para buscar as certidões se dá com a ida do interessado ao cartório em que se fez o registro.
Se não for conhecido qual é o cartório correto, é recomendável ligar para algum desses e solicitar uma pesquisa para saber onde ocorreu o registro.
Após identificar o ofício certo, é necessário comparecer ao local, portando documento de identificação com foto, e comunicar as informações de que se dispõe, com o intuito de buscar as certidões.
Será preciso pagar as taxas cartorárias e preencher um requerimento com os dados que tiver.
Serviço Online
Outro método de busca das certidões utiliza o serviço dos cartórios online.
Na maioria dos sites desses cartórios, os dados solicitados são:
- Nome
- Estado de busca
- Cidade de busca
- Tipo de certidão desejada (nascimento, casamento ou óbito)
- Nome completo do registro
- Data do registro
- Filiação
- Finalidade de uso da certidão (fins nacionais ou internacionais).
Esses dados podem ser encontrados em documentos antigos.
Os quais são grandes aliados na localização de certidões e assim permitem a solicitação de segunda via destes.
Essa é a melhor maneira de conseguir a segunda via de uma certidão importante.
Feita a busca, o interessado será avisado sobre o resultado da localização do registro.
Caso seja localizado, poderá escolher como deseja a emissão da segunda via deste registro.
Podendo ser a certidão impressa, enviada pelo Correio e o formato digital, encaminhado por e-mail (para alguns casos).
Lembrando que precisará ser feito o pagamento da taxa do serviço de busca, além dos custos de emissão da 2ª via do registro.
Exceção
Assim como existem situações adversas em qualquer outro serviço cartorial, com este aqui não seria diferente.
Em alguns casos os dados fornecidos pelo requerente não são o suficiente para realizarem uma busca efetiva.
Nem sempre o registro é localizado quando procurado, em especial os mais antigos.
Nesses casos, o interessado será comunicado da não localização do registro na serventia.
Caso tenha interesse, precisará localizar mais informações/dados para lograr êxito nesta procura.
Por que são feitas buscas de certidões?
As certidões são essenciais em diversos momentos da vida, já que visam a comprovar algo como a propriedade de um imóvel, a titularidade de um direito, estado civil, a existência de dívida no nome de uma pessoa e outras situações.
Como é possível observar, o primeiro fato a ser certificado é o nascimento.
O registro é feito para garantir todos os direitos civis às pessoas e para definir as suas responsabilidades.
A Certidão de Nascimento serve para assegurar escolas e tratamento médico às crianças entre outras coisas.
Há outras certidões primordiais às situações cotidianas, dentre as quais podemos destacar:
- Compra e venda de imóvel
- Aquisição de propriedade
- Declaração de quitação de débitos
- Óbito
- Casamento ou união estável
- Processos judiciais
- Questões relacionadas ao cartório.
Como achar documentos de parentes falecidos?
Encontrar documentos de parentes falecidos pode ser desafiador, mas com organização e os recursos certos, é possível alcançar bons resultados, veja algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo.
1. Pesquise em casa e com familiares
- Verifique registros que possam estar guardados em sua casa ou com parentes próximos, como certidões de nascimento, casamento, óbito ou testamentos
- Revise arquivos pessoais, caixas antigas e álbuns de fotos, que podem conter pistas valiosas, como datas e locais importantes.
2. Consulte cartórios e órgãos oficiais
- Entre em contato com cartórios para buscar registros de eventos civis, como nascimentos, casamentos ou óbitos
- Se possível, forneça o máximo de informações sobre o familiar para facilitar a busca.
3. Utilize bancos de dados online
- Explore sites de genealogia, como FamilySearch ou MyHeritage, que oferecem acesso a registros públicos e históricos digitalizados
- Consulte bases de dados de registros públicos disponíveis na internet para encontrar informações adicionais.
Com paciência e uma abordagem sistemática, você pode reunir peças importantes da história de seus familiares.
Quem pode buscar as certidões?
Antes de iniciar o processo, é crucial entender quem está apto a realizar essa busca e quais procedimentos são necessários:
- Os próprios indivíduos que precisam do documento podem solicitar as certidões, desde que apresentem um documento oficial com foto para comprovar sua identidade
- Familiares próximos, como pais, filhos, cônjuges ou irmãos, geralmente também possuem autorização para realizar a solicitação, desde que indiquem o grau de parentesco
- É possível, em alguns casos, designar um representante legal ou advogado, que deverá apresentar uma procuração assinada pelo solicitante.
Verifique as normas específicas do cartório ou órgão responsável, pois os critérios podem variar conforme a legislação local.
Nessas situações a busca de certidões são essenciais, portanto, siga as informações citadas anteriormente nesse texto para evitar erros, acompanhe mais artigos importantes no nosso blog!

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